Post_Detail

Comunicação Multimídia

Multimédia

Comunicação Multimídia

O Serviço de Comunicação Multimídia é um serviço fixo de telecomunicações de interesse coletivo, prestado em âmbito nacional e internacional, no regime privado, que possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia, permitindo inclusive o provimento de conexão à internet, utilizando quaisquer meios, a Assinantes dentro de uma Área de Prestação de Serviço.

As empresas outorgadas dos Serviços de Interesse Coletivo podem notificar à Anatel o interesse em explorar o Serviço de Comunicação Multimídia. A notificação do interesse ocorre originalmente, no ato do requerimento de outorga ou posteriormente à expedição do Ato de Outorga dos Serviços de Interesse Coletivo. O interessado deve preencher as condições previstas no Regulamento Geral de Outorgas, aprovado pela Resolução nº 720, de 10 de fevereiro de 2020.

A solicitação deve ser feita pelo Sistema Mosaico, que requer um cadastro prévio no SEI. Nessa solicitação, devem ser apresentados os documentos relativos à habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira e de regularidade fiscal, conforme o disposto no Anexo I do Regulamento Geral de Outorgas.

A entidade titular da outorga dos Serviços de Interesse Coletivo poderá notificar o interesse em explorar o Serviço de Comunicação Multimídia. A habilitação para explorar o serviço notificado ocorre sem a necessidade de expedição de novo ato de outorga e sem custos adicionais.A autorização para a outorga dos Serviços de Interesse Coletivo se dará sempre a título oneroso, sendo devido o Preço Público pelo Direito de Exploração de Serviços de Telecomunicações e pelo Direito de Exploração de Satélite - PPDESS, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), conforme estabelecido pelo Regulamento Geral de Outorgas, aprovado pela Resolução nº 720, de 10 de fevereiro de 2020.

A habilitação para exploração do Serviço de Comunicação Multimídia poderá ser concedida em dois momentos:

no mesmo ato da expedição da outorga dos Serviços de Interesse Coletivo, quando o interessado indicar o interesse em prestar o Serviço de Comunicação Multimídia ao requerer a outorga dos Serviços de Interesse Coletivo.

posteriormente à outorga dos Serviços de Interesse Coletivo, no caso de o interessado notificar o interesse em prestar o Serviço de Comunicação Multimídia. Nesse caso, a notificação do interesse ocorrerá sem ônus ao requerente e não será necessária a expedição de novo ato de outorga.

Com a expedição da Autorização, a autorizada deverá solicitar acesso para efetuar autocadastramento de estações no Banco de Dados da Anatel. No Formulário de Solicitação de Autocadastramento de Estações, deverá constar, obrigatoriamente, no mínimo um Engenheiro Eletricista, Engenheiro de Telecomunicações, Técnico de Eletrônica ou Técnico de Telecomunicações, com CREA / CFT, que será o responsável técnico pelo cadastramento. Após o recebimento do formulário, a Anatel promoverá a liberação de acesso para as pessoas indicadas, possibilitando-as o cadastramento de estações.

Quando concluído o cadastro, a autorizada deverá informar tal fato à Anatel a fim de que o licenciamento seja realizado. No momento do licenciamento, será devida a Taxa de Fiscalização de Instalação - TFI, no valor de R$ 1.340,80 (um mil, trezentos e quarenta reais e oitenta centavos) por estação. A licença para funcionamento de estação será disponibilizada à prestadora do serviço, mediante comprovação do recolhimento da TFI e, quando aplicável, do Preço Público pelo Direito de Uso de Radiofrequências - PPDUR. Os documentos constantes do artigo 23 do regulamento, devem permanecer sob responsabilidade da autorizada, devendo ser apresentados à Anatel quando solicitados.

CADASTRO DE ESTAÇÕES NOS CASOS DE DISPENSA DE AUTORIZAÇÃO

Conforme estabelecido na Resolução nº 680, de 27 de junho de 2017, toda estação que utilize exclusivamente equipamentos de radiação restrita (ex.: 2,4 e 5,8 GHz) e/ou meios confinados (ex.: fibra ótica), não importando o serviço de telecomunicações associado, está dispensada do licenciamento.

O Regulamento Geral de Licenciamento – RGL, aprovado pela Resolução nº 719/2020, informa sobre a obrigatoriedade do cadastro de estações dispensadas de licenciamento. Visando um cadastro mais completo dessas estações, informamos que foi disponibilizado no Mosaico (sistemas.anatel.gov.br/se) o módulo de Cadastro de Estações - Dispensadas de Licenciamento (EXTERNO).

O manual está disponível dentro do próprio módulo e o cadastro das estações deve ser feito no FISTEL do serviço associado (por exemplo: 045 – Serviço de Comunicação Multimídia - SCM, 450 – Dispensa para prestação do SCM, 750 – Serviço de Acesso Condicionado - SeAC, 171 – Serviço de Telefonia Fixa Comutada - STFC, 019 – Serviço Limitado Privado - SLP, 190 – Dispensa para prestação do SLP, etc.), não sendo mais utilizado o FISTEL de código 099 – Radiação Restrita.

Eventuais cadastros realizados anteriormente no menu Radiação Restrita do STEL não serão migrados para o Mosaico, devendo os interessados procederem com o devido registro da estação no módulo do Mosaico.

Informamos que as estações dispensadas de licenciamento devem ser cadastradas exclusivamente no módulo do Mosaico, não sendo mais possível o licenciamento dessas estações.

Para obter acesso à determinado FISTEL no Mosaico, favor protocolizar o Formulário de Solicitação de Autocadastramento de Estações por meio de Peticionamento Eletrônico via SEI. Informamos ser necessário que haja o cadastro e expedição de procuração eletrônica no SEI em nome do solicitante, conforme orientações do item 7 do Manual do Usuário Externo do SEI. Dúvidas sobre o cadastro de procuração eletrônica deverão ser tratadas com a área responsável pelo SEI, conforme orientações do manual.

Informamos que o Mosaico não gera comprovante de cadastro, mas a validação e a consulta das estações cadastradas pode ser feita pela pesquisa pública disponível no endereço http://sistemas.anatel.gov.br/se/public/view/b/licenciamento.php, aba “Cadastradas”.

Licenciatura em Comunicação Audiovisual e Multimédia

Apresentação do Curso

A Licenciatura em Comunicação Audiovisual e Multimédia abriu no ano letivo de 2009/2010 e formou no ano letivo 2011/2012 os seus primeiros diplomados. Desde o início, a licenciatura em Comunicação Audiovisual e Multimédia deu prova de grande dinamismo académico, com imediata adesão por parte de um elevado número de estudantes inscritos (portugueses, mas também estudantes de origem brasileira, angolana e cabo-verdiana).

A licenciatura em Comunicação Audiovisual e Multimédia oferece um percurso académico que alia uma componente de aprendizagem teórica estimulante (assente no Cinema e no Vídeo) com uma formação interdisciplinar na área da criação audiovisual e das tecnologias associadas aos novos media.

Existem diversas Unidades Curriculares especialmente dedicadas ao vídeo (como "Operações de Câmara e Video", "Edição e Pós-Produção Audiovisual e Multimédia", "Atelier de Produção e Realização Audiovisual e Multimedia", etc...) enquanto outras UCs ("Introdução à Computação", "Computação de Imagem Digital" "Desenho e Animação 2D e 3D" e "Design de Produtos Multimedia") são dedicadas à investigação na área da multimédia.

Despacho do curso

Despacho n.º 25312/2009, de 18 de novembro, alterado pelo Despacho nº 6445/2017 de 25 de julho

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado - Deliberação da A3ES

Data de publicação da decisão

05/04/2017

Registo

R/A-Ef 3052/2011/AL01

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Licenciado |6 Semestres |180 ECTS

Direção do Curso

Sub-direção de Curso

Prof. Doutor João Alves de Sousa

Secretariado

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:

11 História

17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais

18 Português

Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).

Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.

Requisitos de Graduação

Ter concluido um total de 180 ECTS

Objetivos

O Curso de Comunicação Audiovisual e Multimédia visa a formação em temas que integram aspetos culturais, sociais e tecnológicos relacionados com a criação e aplicação de conteúdos multimédia. O objetivo principal deste curso é fornecer os meios adequados para a compreensão e domínio da linguagem dos media, assim como o desenvolvimento de capacidades narrativas, desafiando a imaginação e a criatividade, com o intuito de formar criadores capazes de se inserirem no mercado de trabalho, que engloba gabinetes de web design, publicações multimédia, agências de publicidade, produtoras de vídeo, operadores de comunicações, entre outras pequenas e médias empresas.

Destinatários

Todos os interessados na vasta área da criação audiovisual e multimédia e na multiplicidade de experiências e saídas profissionais futuras dentro desta área.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O Multimédia marca o habitat humano, sendo tão conspícuo que o mundo, sem audiovisual e multimédia seria irreconhecível e, na nossa realidade existencial, inabitável. Deste modo, a Licenciatura de Comunicação Audiovisual e Multimédia aposta numa formação abrangente, dotando o estudante de capacidade de resposta às múltiplas áreas em que a comunicação audiovisual e o multimédia atualmente operam.

Nestas áreas incluem-se o desenvolvimento, escrita e produção de projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção; documentário, institucional e publicidade; produção, produção executiva e assistência de produção de projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção; documentário, institucional e publicidade; direcção de fotografia, iluminação e assistência de imagem; operações de câmara em tecnologia fílmica e videográfica; controle de imagem e operações de vt; pós-produção áudio, captação de som e sonoplastia; pós-produção e composição visual em projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional e publicidade; fotografia analógica e digital; promoção e distribuição de produtos audiovisuais e multimédia; gestão e conceção de projetos multimédia; desenvolvimento e escrita de projetos; consultoria em projetos multimédia e de sistemas de informação; design de aplicativos, interfaces e informação para plataformas multimédia (web, off-line, móvel); produção e realização de projetos de animação; modelação e animação 2d e 3d; programação em ambientes multimédia; análise de sistemas e projetos multimédia; design gráfico, produção gráfica e produção de infografismos.

Todas essas áreas são contempladas no curso, em espaços de aprendizagem teórica e prática laboratorial, investindo simultaneamente em contextos personalizados de aprendizagem e em modelos de trabalho em equipa.

Equipamentos e Instalações

A Universidade Lusófona do Porto possui os equipamentos necessários à conveniente lecionação dos conteúdos programáticos do Ciclo de Estudos assim como um estúdio, laboratórios de fotografia, edição de vídeo e captação e edição de áudio, dispõe ainda de um armazém audiovisual. Todos os espaços e equipamentos podem ser requisitados e utilizados pelos estudantes desde o primeiro ano da licenciatura.

Estudos Futuros

O curso de primeiro ciclo em Comunicação Audiovisual e Multimédia abre caminho para a formação de segundo ciclo nos programas de mestrado ou pós-graduação em Comunicação Audiovisual e Multimédia, Design, Artes e Estudos Cinematográficos. A ULP dispõe de uma pós-graduação e Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia como progressão natural do ciclo de estudos.

Saídas Profissionais

Agências de Publicidade;

Empresas de Elaboração de Páginas Web e de Gestão de Conteúdos na Web;

Editoras de publicações multimédia;

Produtoras de vídeo;

Operadores de comunicações;

Empresas de Consultoria em Design e em Comunicação e Imagem;

Instituições de docência e de investigação em Design Multimédia e em Ciências da Comunicação e Informação.

Investigação

Este Ciclo de Estudos tem como objetivo geral a promoção de uma formação que alie uma componente teórica rigorosa com uma formação interdisciplinar eminentemente aplicada nas suas áreas especializadas. Ao longo do seu curso, os alunos são permanentemente estimulados para a experimentação tecnológica ou artística e, por conseguinte, dá-se particular enfoque à investigação das temáticas abordadas. Dão-se, portanto, os primeiros passos na investigação científica seja a partir de projetos de estudantes, da colaboração em projetos do corpo docente ou do incentivo à especialização e participação em núcleos de criação e investigação.

Docentes Convidados

Além do corpo docente próprio especializado, não só na componente académica, mas também prática dos conteúdos programáticos, são também convidados docentes/especialistas/profissionais para promover masterclasses ou workshops relacionados com a indústria criativa de produção audiovisual e multimédia. A presença de docentes convidados e a ligação da universidade e dos seus estudantes com o mundo exterior é sempre valorizada.

Áreas Científicas

Áudio-visuais e produção dos media | Informática na óptica do utilizador

Ligações

Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia

Apresentação do Curso

A Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona em Lisboa é hoje o curso de referência nesta área de formação em Portugal. O reconhecimento nacional e internacional do nosso curso, bem patente na acreditação e financiamento do mesmo pela CILECT/GEECT, pelo programa MEDIA da UE e pelo ICA – instituto do Cinema e do Audiovisual, é só parte dessa visibilidade, que se manifesta acima de tudo nas dezenas de prémios e na circulação nacional e internacional dos projetos dos nossos alunos. Com um trajeto de mais de 15 anos na formação de alunos nos domínios do audiovisual e do multimédia, hoje são centenas os nossos antigos alunos que trabalham no mercado nacional e internacional destas áreas contribuindo para a afirmação da qualidade do nosso ensino e formação.

Estudar cinema e multimédia na Lusófona é mais do que frequentar uma escola ou assistir a aulas. É fazer parte de uma experiência única de ensino e criação, de possibilidade de desenvolvimento de efetivas competências profissionais, no contexto de um ambiente atrativo e diversificado. Estudar cinema e multimédia na Lusófona é uma experiência dura mas aliciante.

Objetivos

A licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona tem como objetivo geral a promoção de uma formação que alie uma componente teórica rigorosa com uma formação interdisciplinar eminentemente aplicada nas suas áreas especializadas. Ao longo do seu curso, os alunos são permanentemente estimulados para a experimentação tecnológica e artística, tendo como objetivo final a formação de indivíduos tecnologicamente competentes e conceptual e artisticamente criativos.

Saídas Profissionais

São objetivos desta licenciatura a transmissão de competências que permitam ao graduado habilitado com este curso exercer as seguintes funções:

Área de especialização em realização e produção cinematográfica:

Desenvolvimento e escrita de projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional e publicidade; Exercício profissional no âmbito da realização e assistência de realização em projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional e publicidade; Produção, produção executiva e assistência de produção de projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional e publicidade; Direção de fotografia, iluminação e assistência de imagem; Operações de câmara em tecnologia fílmica e videográfica; Controle de imagem e operações de vt; Anotação em projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional, publicidade; Pós-produção áudio, captação de som e sonoplastia;Pós-produção e composição visual em projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional e publicidade; Fotografia analógica e digital; Promoção e distribuição de produtos audiovisuais e multimédia.

Área de especialização em produção e realização Multimédia:

. Gestão e conceção de projetos multimédia;

. Desenvolvimento e escrita de projetos;

. Consultoria em projetos multimédia e de sistemas de informação;

. Design de aplicativos, interfaces e informação para plataformas multimédia (web, off-line, móvel);

. Produção e realização de projetos de animação;

. Modelação e animação 2d e 3d;

. Programação em ambientes multimédia;

. Análise de sistemas e projetos multimédia;

. Pós-produção e composição visual em projetos fílmicos, televisivos e videográficos de ficção, documentário, institucional e publicidade;

. Fotografia analógica e digital;

. Design gráfico, produção gráfica e produção de infografismos.

Valor Anual

Saiba mais sobre o valor das propinas aqui.