Post_Detail

Microsoft lança Office para Mac com processador M1

Programas

Microsoft lança Office para Mac com processador M1

A Microsoft acaba de lançar versões nativas das aplicações principais do Office para os novos computadores portáteis da Apple com processadores M1 , baseados na tecnologia da ARM.

Este conjunto de aplicações chama-se agora Microsoft 365 for Mac Apps e inclui o Excel, OneNote, Outlook, PowerPoint e Word, que foram actualizados para funcionarem nativamente no hardware dos MacBook Air, MacBook Pro e Mac Mini mais recentes, baseados no novo processador M1 desenvolvido pela Apple, sem a necessidade de usar o sistema de compatibilidade com processadores x86, que está incluído no novo sistema operativo Big Sur.

Nos modelos que usam o novo processador M1, o sistema operativo, chamado Big Sur, utiliza a tecnologia Rosetta 2 para fazer funcionar aplicações que tenham sido concebidas para os processadores Intel, que a Apple usou até agora.

Esta tecnologia traduz o código x86 das aplicações antigas, para que possa ser usado no novo processador, assim que uma dessas aplicações é lançada pela primeira vez. Depois, guarda o código traduzido para ser utilizado quando a aplicação for usada outra outra vez. Por outro lado, as aplicações nativas não necessitam de passar por este processo e, por isso, são activadas muito mais rapidamente. A utilização de aplicações nativas para o M1 também limita a possibilidade de surgirem possíveis problemas de compatibilidade.

Para simplificar a vida dos utilizadores, os responsáveis pela publicação de software para Mac podem distribuir aplicações que incluem tanto código x86, como código nativo para M1 num único ficheiro a que se chama “Universal App”.

Este processo não é novo, a tecnologia Rosetta foi lançada pela primeira vez em 2006 com o Mac OS X Tiger, para permitir a execução de aplicações feitas para os processadores PowerPC nos computadores com processadores Intel que a Apple tinha começado a usar na altura.

Os utilizadores do Microsoft 365 que tenham a actualizações automáticas ligas vão começar a receber as aplicações para M1 em breve. Em alternativa, os utilizadores podem aceder à loja de aplicações para forçar a actualização.