Post_Detail

Softwares de Geologia: saiba quais são os principais!

Programas

Softwares de Geologia: saiba quais são os principais!

Cada vez mais, o uso de softwares de geologia e em diversas áreas do conhecimento se torna necessário para conseguir vagas de emprego, estágio, promoções na carreira, etc. Isso acontece principalmente porque com eles, a empresa consegue atuar de maneira mais eficiente, prestar novos serviços ou até mesmo mudar seu modelo de negócios.

Dessa forma, neste conteúdo nós vamos apresentar alguns dos principais softwares de geologia que são requeridos pelo mercado de trabalho atualmente e necessários para que você possa conseguir um emprego, estágio ou prestar novos serviços.

Lista dos principais softwares de geologia

ArcGis; Qgis; Leapfrog; Datamine; Autocad; Excel; Res1d, res 2d ou res 3d; RocScience; Micromine; Oasis Montaj.

1) ArcGis

O ArcGis, software produzido pela empresa ESRI, é um Sistema de Informações Geográfica (SIG), muito utilizado por diversas empresas de consultoria, mineradoras, laboratórios de pesquisa universitários, entre outras instituições.

Atualmente, ele é um dos softwares mais vendidos nesse ramo e é usado para poder se elaborar mapas, utilizar diversos tipos de informações geográficas, como geologia, hidrogeologia, análise de requerimentos minerais, entre outros.

2) Qgis

O Qgis é bem similar ao ArcGis, no entanto, ele é um SIG de código aberto, gratuito, criado pela Open Source Geospatial Foundation (OSGeo). Ele também é bastante utilizado para se trabalhar com diversos tipos de informações geográficas, analisar requerimentos minerais e criar diferentes tipos de mapas, podendo estes serem de localização, mapa pré campo, mapa pós campo, etc.

3) Leapfrog

O LeapFrog é um software da empresa Seequent, uma das maiores do mundo na produção de software para mineração e diversas outras áreas. Ele é um software onde é possível realizar a modelagem geológica 3D.

Esse processo é extremamente necessário para se realizar uma boa pesquisa mineral e conseguir estimar qual o volume daquele determinado minério e qual o teor dele, a partir da modelagem utilizando dados geológicos, estruturais, geoquímicos, de furos de sondagens, entre outros.

4) Datamine (Studio RM, etc)

A DataMine software é uma das maiores empresa na oferta de softwares para o setor mineral. Entre as suas soluções, ela desenvolveu um programa que é utilizado na parte de exploração mineral, modelamento geológico, planejamento e controle de mina, geoestatística, entre outros.

Dessa forma, com este software os profissionais da mineração conseguem otimizar e gerenciar diversos processos que ocorrem, desde antes de abrir a mina, até a operação em si dela.

5) Autocad

O Autocad é um software bastante utilizado e conhecido por diversas engenharias e também tem uma grande importância na geologia. Ele é uma ferramenta onde pode ser feita a elaboração de modelos em duas dimensões ou em três dimensões, podendo ser aplicado a resolução de problemas geológicos estruturais ou até mesmo a visualização de estruturas em 3d.

Além disso, ele é bastante utilizado para geólogos que atuam na área de topografia, principalmente para conseguirem entregar ao cliente e executar projetos relacionados a essa área.

6) Excel

O Excel é um software conhecido praticamente por todos os usuários do sistema Windows, dependendo da área que você for trabalhar em mineradoras ou em consultorias, é necessário saber utilizar algumas fórmulas e condicionais nessa ferramenta para conseguir filtrar melhor os dados, automatizar os processos e facilitar o trabalho na operação, já que em muitos equipamentos, quando o dado é passado para o escritório, ele é recebido através de planilhas.

7) Res1d,2d,3d

O res 1d,2d ou 3d é um software que é utilizado na área de geofísica, elaborado pela GEOTOMO SOFTWARE, sendo utilizado principalmente na parte de processamento, filtragem e interpretação de dados geofísicos.

Como falado anteriormente, na maioria dos casos, os dados de campo chegam ao escritório através de planilhas, dessa forma, após a organização dos dados das planilhas, no caso da geofísica, estes são passados para softwares como o Res 1d,2d,3d para ser realizada a inversão de dados geofísicos e para serem definidos quais os principais parâmetros que serão utilizados para isso.

8) RocScience

O RocScience conta com um total de 15 programas, as principais utilizações deles são em:

Projetos de escavação em rocha, utilizando a visualização 2d e 3d para se analisar estabilidade das rochas e para realizar a análise de solos e encostas

Estabilidade de encostas: utilizando a modelagem 2d e 3d para se fazer a análise de solos e o uso de elemtnos finitos

Ferramentas geotécnicas para gerar gráficos de resistência de solos, rochas e resistência lateral.

9) Micromine

O micromine é um software destinado a área de mineração que possui soluções que auxiliam desde a fase de pesquisa mineral até a fase de planejamento de mina. Esse software foi criado por uma empresa Australiana.

Dessa forma, ele é um concorrente direto dos softwares leapfrog, na parte de modelagem 3d e do software Datamine na parte de planejamento de mina.

10) Oasis Montaj

O Oasis Montaj é um software onde é possível realizar a visualização e a análise de dados geofísicos, geoquímicos, geológicos, a modelagem 2d e 3d e diversas outras. Produzido pela Seequent, que também fez o Leapfrog, ele é bastante utilizado na área de mineração, principalmente na parte de processamento de dados geofísicos, mas também, na parte de inversão dos dados geofísicos.

Agora que você já sabe os principais softwares de geologia, você pode decidir por quais deles faz mais sentido você começar a aprender para conseguir se destacar no mercado de trabalho! Para continuar acompanhando nossos conteúdos, assine nossa newsletter.

Quais os tipos de software de administração de negócios?

Softwares de administração de negócios são a maneira mais fácil e objetiva de integrar equipes, alcançar objetivos estratégicos e fazer a gestão da comunicação empresarial.

Mas existem diferentes tipos de softwares de administração de negócios.

Alguns são mais genéricos e podem ser moldados para diversos fins, bastando saber como usá-los.

Outros são mais usados para gestão de projetos e equipes. Há ainda aqueles que integram todas as áreas da empresa, os chamados ERPs.

Por fim, vale destacar os softwares de gestão de performance corporativa, que acompanham o desempenho das equipes, das pessoas, de processos e de projetos com ajuda de KPIs.

Conheça alguns desses softwares para administração e descubra qual é o mais indicado para o seu negócio.

4 tipos de softwares para administração de empresas

O uso de registros manuais ou o abuso na troca de e-mails, em vez de um bom software de administração de negócios, é um dos mais recorrentes exemplos de falha na comunicação em empresas.

Por isso, selecionamos 4 opções de softwares de administração de negócios que você pode usar em sua empresa. Com eles, você terá mais controle sobre a operação, alcançando excelente resultados.

1- Planilhas eletrônicas compartilhadas online

Planilhas eletrônicas como o Excel e o Google Sheets são alguns dos software mais usados em empresas.

Hoje, é praticamente impossível encontrar uma empresa que não use, mesmo que informalmente por algum funcionário, algum tipo de planilha eletrônica.

Essa é uma categoria de software para administração de empresas que oferece vantagens e desvantagens.

Um dos benefícios é serem gratuitos. Além disso, planilhas são bastante versáteis e muitos colaboradores estão familiarizados com elas e com seu funcionamento.

Por fim, dependendo do software escolhido para suas planilhas, elas podem ser compartilhadas online em tempo real, na nuvem, de forma segura, por meio de login e senha.

No entanto, planilhas têm um limite de processamento computacional. Por mais que alguns colaboradores saibam operá-las e criar funções e funcionalidades complexas, elas acabam se tornando pouco eficientes em organizações de grande porte.

Chega um momento em que é preciso substituí-las ou ao menos adicionar um software de administração mais robusto aos recursos de gestão de seu negócio.

2- Softwares de gestão de tarefas e projetos

Outro software de administração empresarial muito popular é aquele tipo destinado à gestão de equipes e de projetos.

Alguns, que usam a metodologia kanban, são bastante ágeis e intuitivos. Dentre esses, podemos destacar o Trello.

A ferramenta Trello permite criar quadros para equipes e projetos. Assim, sua empresa poderá ter diversos quadros usados pela equipe de vendas, de marketing, de produção, financeiro, recursos humanos etc.

Cada um desses quadros contém um fluxo de tarefas que são divididas em colunas.Essas coluna tem vários “cartões” virtuais que vão passando de uma para outra, até que as tarefas sejam concluídas.

Além disso, o Trello conta com integrações com diversas outras ferramentas usadas pelas empresas, de e-mails à chats, planilhas, ERPs, CRMs e muito mais.

Vale a pena conhecer.

3- ERP SaaS

Você conhece essas siglas?

ERP = Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa

SaaS = Software as a Service, ou Softwares como um Serviço

ERPs também são chamados de Softwares de Gestão Integrados, exatamente porque integram todos os dados de todas as áreas da empresa.

SaaS, como diz o nome, são softwares disponibilizados como serviços pagos mensalmente, acessados pela nuvem.

A conjunção desses dois conceitos cria uma ferramenta de administração de empresas poderosa. Isso porque além de integrar todas as informações da organização, pode ser acessada pela nuvem, de onde o colaborador estiver e a hora que necessitar.

4- Software de Gestão de Performance Corporativa

Softwares de gestão de performance corporativa são fundamentais para quem deseja praticar a melhoria contínua dos processos e alcançar alta performance organizacional.

Ao definir indicadores de desempenho para equipes, processos e projetos, você precisa acompanhá-los em tempo real. Assim, poderá tomar as providências necessárias, caso não estejam alcançando os resultados esperados.

É nessa hora que os softwares de gestão de performance corporativa mostram todo o seu poder.

Eles contam com painéis de controle, os chamados dashboards, onde os indicadores de performance corporativa que você definiu podem ser consultados instantaneamente.

Esses painéis de controle têm um design claro e objetivo, permitindo que os gestores compreendam a realidade do desempenho da empresa de forma rápida. Dessa forma, sua reação é ágil e assertiva.

Além disso, como os indicadores são atualizados em tempo real, você pode implementar, por exemplo, a chamada gestão à vista em seu negócio.

Essa metodologia de gestão disponibiliza monitores em locais de grande visualização na empresa, onde os painéis de controle são apresentados a todos.

Assim, as equipes podem aferir como estão indo e ajustar seu desempenho em busca de melhores resultados imediatamente.

Esse tipo de feedback instantâneo gera muita motivação e potencializa a performance das dos grupos de trabalho.

Agora que você conheceu 4 tipos de software de administração de empresas, qual deles achou o mais apropriado para o seu negócio?

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

Softwares de animação: quais são mais usados no mercado?

A indústria criativa está ganhando cada vez mais recursos. Em um cenário no qual o Brasil ocupa a liderança do ranking de movimentações financeiras realizadas no mercado de games, investir na carreira nesse segmento pode ser uma excelente alternativa.

Uma quantidade superior a 70% dos usuários da internet do país se enquadra como consumidor de jogos virtuais. As animações, é claro, cumprem um papel fundamental para o desenvolvimento do ramo e a experiência dos gamers. Consequentemente, a qualidade do conteúdo está relacionada a um software de animação eficiente para isso.

Ao longo do post, trazemos os principais programas úteis para criar animações incríveis e únicas, 2D ou 3D. E para começar a leitura com um presente para você, que tal ganhar uma Oficina Gratuita SAGA de Animação?

Inscreva-se mas continue conosco por aqui. Boa leitura!

After Effects

Integrante do pacote da Adobe, o After Effects permite a ação em cima do conceito de cut out. O desenho dos personagens é feito à mão, em geral conectado a um arquivo do Photoshop, ou vetorizado, criando um elo com determinado documento do Illustrator — dois outros programas da Adobe.

Essa integração entre softwares deixa o After Effects bem completo. Afinal de contas, muitas extensões e ferramentas ficam ao alcance do usuário. Por mais que possa apresentar algumas dificuldades para iniciantes, essa plataforma é uma das melhores à disposição hoje em dia.

Como um bom membro da família Adobe, o After oferece um período de teste, que varia entre uma semana ou um mês. Depois, paga-se uma assinatura mensal para utilizar todos os seus recursos. Ele tem suporte em Windows ou Mac. E se você deseja ter sua primeira experiência em animação neste software, inscreva-se na Oficina Gratuita SAGA de Animação.

Toon Boom

É impossível falar de software de animação hoje e não mencionar, com o devido destaque, aliás, o Toon Boom. Motivos não faltam para tamanha relevância: trata-se do programa mais usado para animações 2D atualmente, sobretudo em grandes produtoras.

Séries, filmes e desenhos animados se valem bastante dessa ferramenta. Semelhante ao antigo e lendário Flash, o Toon Boom é ótimo para animar personagens e sincronizar a expressão deles ao conteúdo da fala. Esse último recurso, inclusive, ainda garante o benefício de poupar o tempo do editor, uma revolução na indústria da animação.

A plataforma permite a integração com outros programas, caso do Storyboards Pro, por exemplo. Os chamados esqueletos digitais para mover personagens e objetos em meio à formação da cena também são incríveis. O Toon Boom disponibiliza três semanas de teste grátis e, após isso, assinaturas mensais ou vitalícias, de US$ 6 e US$ 1.385.

Autodesk 3ds Max

Ao contrário dos dois anteriores, que rodam tanto no Windows quanto no Mac, o 3ds Max opera somente na plataforma da Microsoft. Esse software de animação tem caráter 3D, como o próprio nome deixa claro, e é bem parecido ao Maya, outro recurso famoso na indústria criativa.

O programa da Autodesk entrega bastante eficiência em ferramentas de animação, renderização e simulação, trabalhando ainda na modelagem. De integração simples a outros arquivos do Autocad, ele se caracteriza pela definição fácil de unidades de medida.

Uma vantagem interessante do Autodesk 3ds Max: existe uma versão gratuita durante três anos para estudantes! Já a edição paga custa R$ 420 por mês ou R$ 3.400 por ano.

TV Paint Animation

Os românticos da animação certamente encontram nesse software uma excelente oportunidade para se divertir durante o trabalho. Disponível não apenas para Windows e MAC, mas também para Linux, o TV Paint Animation foi feito por uma marca da França.

Nele existem muitas alternativas de telas e brushes, sem falar dos recursos de imitação de texturas desenvolvidas em papel, como lápis, caneta nankin e outras. O TV Paint Animation é uma representação digital fiel dos processos construídos no papel, na verdade.

De interface bastante intuitiva, a plataforma entrega utilidade também para storyboard, por exemplo. De quebra, podem ser acrescentados itens como balões de diálogo e notas. Há um período de uso grátis, porém sem os recursos de salvamento ou exportação. Uma licença perpétua custa entre 500 e 1.250 euros, com desconto para estudantes.

Blender

Animações 2D, 3D e motion graphics elaborados à mão consistem nos principais recursos do Blender, uma alternativa totalmente grátis. Esse benefício a fez subir degraus no nível de popularidade dos softwares de animação, sobretudo aliada à disponibilidade em Windows, Mac, Linux e FreeBSD.

Outras possibilidades são renderização, modelagem e animação, além do chamado post-processing e da texturização. E o Blender vai adiante: aparece disponível em diversos idiomas, incluindo o bom e velho português.

De uso simples, o programa ainda oferece um serviço próprio de tutoriais para facilitar a aplicação dos recursos.

Maya

Mais um produto da Autodesk, o Maya está entre os mais conhecidos programas para criar animações. Quando se restringe à área de 3D, então, o destaque cresce. Renderização, modelagem e simulação também aparecem na lista das especialidades do software.

Estudantes têm acesso a uma edição sem custos por três anos, e depois o valor sobe para R$ 460 por mês ou uma anuidade de R$ 3.700. Considerando o suporte acima da média dado pela equipe de apoio aos usuários, o investimento deve ser ao menos avaliado.

A integração do conjunto de ferramentas disponibilizado pelo Maya chama muita atenção. E ainda pesa na balança o fato de que muitas grandes marcas do segmento pelo mundo usam a plataforma, o que influencia vários profissionais na escolha. Basta ter Windows, Mac ou Linux.

Lightwave

A qualidade do Lightwave é diretamente proporcional à sua complexidade. Muito profissional em cada detalhe e recurso, ele garante eficiência para desenvolver efeitos especiais e até filmes de animação.

Para quem está começando, no entanto, o programa pode ser difícil demais. Ou seja, o aprendizado inicial é essencial para que se possa tirar o máximo proveito da ferramenta. Um teste de 30 dias fica disponível para Windows e Mac, período em que se consegue identificar as claras qualidades do Lightwave.

Do After Effects ao Lightwave, passando por Blender, Maya e todos os outros citados no post, o mais importante no universo da indústria criativa é ser inovador e, acima de tudo, adaptar a ferramenta ao seu projeto. Um software de animação eficiente está representado naquele que melhor atende aos desejos do usuário.

Agora que você conheceu tantos programas de qualidade e credibilidade, aproveite a visita ao blog e tenha a sua primeira experiência com Animação 2D no After Effects em uma das nossas Oficinas Gratuitas e Certificadas.