Post_Detail

Utilizadores do Raspberry Pi OS nada satisfeitos com acesso a servidor da Microsoft durante as actualizações

Programas

Utilizadores do Raspberry Pi OS nada satisfeitos com acesso a servidor da Microsoft durante as actualizações

O sistema operativo oficial do microcomputador Raspebrry Pi chama-se Raspberry Pi OS (antes chamava-se Raspbian, por ser uma versão da distribuição Linux Debian). De acordo com um artigo publicado no site HotHardware , a última actualização do sistema operativo inclui a utilização por defeito de um repositório de software da Microsoft. Esta adição deve-se ao facto de a Raspberry Foundation (a entidade responsável pelo fabrico e distribuição de software e hardware do Raspberry Pi), ter integrado suporte oficial para o editor Visual Studio Code da Microsoft. No entanto, vários utilizadores reclamaram nos fóruns da Raspberry Foundation e no Redit.

Com a inclusão deste repositório por defeito, sempre que um utilizador faça uma actualização do sistema operativo há comunicação entre o computador local e um servidor da Microsoft. Numa thread no Redit refere-se que não houve nenhum aviso prévio acerca desta integração. Outros utilizadores apontam para dúvidas sobre a privacidade: “Se estiver autenticado num serviço da Microsoft, usar o motor de busca Bing ou mesmo descarregar qualquer coisa do GitHub, eles podem identificar-me como utilizador do Raspberry Pi OS e, naturalmente, dono de um computador Raspberry Pi, o que pode fazer com que receba publicidade dirigida, entre outras coisas.”

Esta questão surgiu também nos fóruns oficiais do Raspberry Pi . Mas quem esperava que, fazendo pressão, esta alteração desaparecesse vai ficar desapontado. Gordon Hollingworth, director de engenharia de software do Raspberry Pi publicou o seguinte comentário nos fóruns: “Obrigado pelo vosso feedback. Isto não vai mudar porque facilita a primeira experiência de quem quiser usar ferramentas como o VSCode.”

Eben Upton, um dos criadores do Raspberry Pi, foi questionado no Twitter sobre a falta de transparência na adição do repositório da Microsoft ao Raspberry Pi OS, e as perguntas não foram bem recebidas : “Desculpem, mais não consigo perceber porque é que acham que isto é controverso. Fazemos coisas destas muitas vezes e não publicamos nada no blog a explicar como se deixa de usar.”

Todos os utilizadores de Raspberry Pi que não queiram ter um repositório da Microsoft nos seus sistemas operativos podem ver a extensa lista de sistemas operativos para este microcomputador publicada na Wikipedia .

Resta saber se esta atitude da Raspberry Pi Foundation não terá reduzido a confiança dos utilizadores na fundação e no seu software no futuro.